Outubro Rosa: Campanha visa conscientizar mulheres sobre riscos e prevenção do câncer de mama

por Valmir Ribeiro
edição de Grace Maciel

Outubro Rosa é uma campanha nacional que alerta para a necessidade da prevenção do câncer de mama por meio de mamografias e autoexames. O objetivo é conscientizar mulheres para a necessidade do diagnóstico precoce como meio de diminuir a incidência de mortes relacionadas à doença. Taxa de curabilidade do câncer quando identificado ainda em seu estágio inicial, chega a 95%. Por compreender a relevante iniciativa na promoção da saúde das mulheres, a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, apoia todos os anos esta campanha nacional de conscientização.

O câncer de mama é o desenvolvimento anormal das células do seio. Essas estruturas crescem de forma desordenada e substituem o tecido saudável. O câncer, normalmente, começa com um pequeno nódulo, que pode crescer e se espalhar para áreas próximas à mama afetada, como os músculos a pele e a axila. A recomendação médica é que mulheres acima de 40 anos realizem mamografias com alguma regularidade.

Recomendações de prevenção

Controlar peso corporal, mantendo alimentação saudável e evitando bebidas alcoólicas.

Recomendações de diagnóstico

Com mamografia e, principalmente, por meio do autoexame regular da mama.

Recomendações de tratamento

O tratamento é feito, sobretudo, com cirurgia. Radioterapia, quimioterapia e medicamentos específicos também são algumas opções.

Chefe de Imprensa – Grace Maciel

Diretor de Comunicação – Aldo Liberato

Secom/CSPB com informações do jornal Correio Brazilense