FESPPI REALIZA O V CONGRESSO ESTADUAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DO PIAUÍ E ELEIÇÃO PARA RENOVAÇÃO DE SUA DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL

O V Congresso Estadual da Federação dos Servidores Públicos do Estado do Piauí aconteceu na última sexta-feira, 26 de janeiro, no Salão Araponga do Real Palace Hotel, em Teresina-PI, onde reuniu representantes de diversas categorias de trabalhadores do setor público municipal, com o objetivo de discutir as demandas, os desafios e as propostas para a valorização e a defesa dos direitos dos servidores públicos. O congresso acontece a cada quatro anos e teve uma grande participação das entidades sindicais filiadas.

O Congresso realizado teve como tema: “AS PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO MOVIMENTO SINDICAL, onde foi debatido sobre a organização das entidades sindicais, alertando as lideranças para as mudanças na legislação e Fiscal e contábil, colocado em pauta pela Palestrante Carla Mata – Contadora da FESPPI. Durante o Congresso foram ressaltados os impactos trazidos pelas reformas administrativa e previdenciária, a importância da participação social e da transparência na gestão pública, entre outros assuntos de interesse da categoria. Dentre outras falas foram ainda destacados, os desafios e perspectivas do sindicalismo no atual cenário marcado por mudanças políticas, econômicas, sociais e tecnológicas, ressaltando-se a defesa dos direitos dos trabalhadores, a resistência às reformas trabalhistas e previdenciárias, a ampliação da representatividade e da participação dos sindicatos, a renovação de lideranças e de estratégias de mobilização e a articulação com outros movimentos sociais.

Na ocasião, foi realizada a eleição para renovação da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da FESPPI, instalada na sessão especial eleitoral do V Congresso, onde compareceram 41 sindicatos representados por suas delegações. Após a votação, que ocorreu por escrutínio secreto, o pleito eleitoral foi finalizado com seguinte resultado: Votaram 99 delegados indicados pelos sindicatos filiados e aptos ao processo eleitoral, dos quais todos votaram SIM, não havendo votos em branco ou nulo. Concluídos os trabalhos, a Comissão Eleitoral proclamou eleita e empossada para o mandato 2024-2028, a nova Diretoria da FESPPl, que será conduzida pela presidenta reeleita Gleidys Castro, servidora pública do município de Esperantina-Pi e pela Vice-presidente Fazinha Medeiros, servidora pública do município de Pedro II.

 O V Congresso foi encerrado com a entrega da premiação para os times dos sindicatos que conquistaram o 2º e 3º lugar do Torneio Copa FESPPI de Futebol Society, que foram respectivamente os sindicatos de Bonfim do Piauí, que recebeu um computador completo com impressora e o sindicato do Morro do Chapéu do Piauí, com a premiação de um Datashow.