segunda-feira, 25 maio, 2020

IV CONGRESSO ESTADUAL DA FESPPI

Com a presença maciça dos sindicatos filiados à base da FESPPI, o IV CONGRESSO ESTADUAL DA FESPPI foi iniciado com a composição da mesa de honra com a ilustre presença do presidente da CSPB João Domingos.

Após a abertura feita pela presidente Gleidys Castro que saudou a todos presentes houve a primeira palestra sobre os desafios atuais que o movimento sindical enfrenta atualmente sobretudo em relação ao financiamento que sofreu um grande baque do governo federal com o fim do imposto sindical.

Chamou a atenção aos presentes que o sistema de governo hoje é para acabar com o movimento sindical, é preciso manter as lutas.

Novo movimento sindical precisa atuar na unidade universal para fazer a luta acontecer globalizada, ou seja, onde houver um problema todos devem estarem presentes, sobretudo a categoria do servidor público por que é uma categoria privilegiada por que detém de conhecimento pedagógico capaz de ajudar o movimento reanimar.

 

2 PALESTRA DO CONGRESSO IV CONGRESSO ESTADUAL DA FESPPI

Após almoço, os trabalhos do congresso continuaram com a palestra sobre o NOVO FUNDEB o financiamento permanente da educação brasileira.

Dr. Cláudio Ribeiro fez a explanação levando em conta todo o histórico a partir do antigo FUNDEF. Há muitas PECS no Congresso Nacional sobre a temática sendo a mais importante a PEC 15/2015. Essa eleva os valores a serem investidos na educação.