SINDICATOS DE SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS COMANDAM GREVE GERAL

Por: Andrea Alves
Edição: Alexandre

Nesse dia 28 abril em todo estado do Piauí. As convocações feitas por várias centrais sindicais de todo país e outras entidades foi atendida pelos sindicatos filiados Federação de Servidores Públicos do Estado do Piauí – FESPPI, que lideram as manifestações juntamente com outras entidades sindicais.

As manifestações foram marcadas por caminhadas e   falas de representantes das entidades repudiando a imposição de projetos que visa a retirada de direitos conquistados com muita luta em especial a deformação da CLT, terceirização irrestrita de todas atividades, que foi aprovada pela Câmara dos deputados sem a participação da sociedade e a PEC 287 /2016 que propõe mudanças na previdência.

Os trabalhadores e trabalhadores fizeram questão de destacar os deputados que votaram na reforma trabalhista e terceirização quais foram denominados de traidores do povo do Piauí  são eles: Dep. Paes Landim (PTB) Dep. Marcelo Castro (PMDB) Dep. Heraclito Fortes (PSB) Dep. Julio Cesar (PSD) Dep. Iracema Portela (PP) Dep. Atila Lira (PSB), Dep Rodrigo Martins (PSB) Dep. Sillas Freire (PR) e Mainha (PP), sendo que os dois últimos são apenas suplentes o que causou  mais indignação  e  questionamento porque o projeto que  são em favor do povo eles não foram ocupar suas vagas como outras ocasiões  de interesse do governo estadual foram pontos que repercutiram no estado do Piauí durante as manifestações .

Alguns sindicatos realizaram assembleias para informar suas bases dos projetos nefastos que estão em tramitação na Câmara e no senado e outras pautas locais como Dirceu Arcoverde, Luzilândia, Massapê.

 Cidades onde ocorreram manifestações no estado do Piauí: Vila Nova do Piauí, Alagoinha Piauí, Simões, Prata, Floriano, Bocaiana, Angical, Ribeira do Piauí, Piripiri, Guaribas, Nazaré, Bela Vista, Sussuapara, Morro do Chapéu do Piauí, Geminiano, José de Freitas além da Capital Teresina onde ocorreu uma grande manifestação na Greve Geral

Na Região de São Raimundo Nonato os sindicatos da região decidiram concentrar-se as manifestações na cidade por ser considerado polo para as demais a greve Geral Paralisou a cidade por toda manhã com adesão dos sindicatos de servidores públicos municipais de São Raimundo Nonato, São Braz, São Lourenço, Bonfim e Várzea Branca.

Além dos sindicatos de servidores e outras entidades sindicais aderiram à greve na maioria dos municípios como Sinte –Piauí, SINTAE -IFPI, SINDESPI, STTR, bancários, INSS, e várias escolas particulares, associações e estudantes.