Ocupa Brasília: CSPB é destaque em grande ato pela democracia e contra as “reformas” do governo


* Matéria atualizada em 25/05, às 08h15

por Valmir Ribeiro
edição de Grace Maciel

Em uma manifestação histórica, a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, desempenha papel vanguardista na reedição da campanha nacional “Diretas Já!”, seguida de uma nova Assembleia Nacional Constituinte, compreendida por seus representantes como melhor estratégia para o restabelecimento da ordem, da soberania e do desenvolvimento nacional. Diante das novas revelações – amplamente documentadas – das promíscuas relações entre o grande capital com parcela significativa da classe política brasileira, atesta-se a falta de legitimidade, tanto da Presidência da República, quanto do Parlamento brasileiro, para conduzir qualquer “reforma” que acarrete prejuízos às garantias sociais, trabalhistas e previdenciárias asseguradas no texto constitucional.

A CSPB, em sintonia com seu papel institucional e sua irretocável trajetória em defesa da democracia, dos trabalhadores e da valorização dos serviços públicos, compreende que não existe alternativa melhor, fora do ambiente democrático, para alcançarmos a legitimidade necessária para a viabilização um novo pacto nacional.

O grande ato “Ocupa Brasília” surpreendeu os organizadores e reuniu uma multidão de amis 150 mil manifestantes segundo apuração em lista. Isso sem contar com a grande participação popular que, voluntariamente, aderiu ao movimento. Em uníssono, as diversas colorações sindicais, em rara harmonia, reivindicam eleições diretas e a imediata interrupção da agenda de retrocessos que, de maneira sorrateira, segue aniquilando o contrato social resultante da Constituição de 1988.

“O golpe definitivo nas conquistas trabalhistas e sociais conquistados à duras penas, é a continuidade das criminosas reformas conduzidas por uma classe política desmoralizada, inserida no centro dos maiores escândalos de corrupção da nossa história republicana. Essa crise de credibilidade e legitimidade só será resolvida por meio da antecipação das eleições diretas. O Brasil já conhece seus inimigos e jamais esteve tão maduro para a escolha de seus autênticos representantes. É chegada a hora do grande salto de qualidade da nossa democracia. Chegou a hora de revogar todos os atos conduzidos por este governo corrupto que perde legitimidade a cada dia no comando da nação. Chegou a hora de exigir novas eleições. “Diretas Já”, argumentou Domingos.

Centrais sindicais reafirmaram, na ocasião das manifestações, a disposição, inclusive, de conduzir uma greve geral por tempo indeterminado; independentemente do novo nome a ocupar o Palácio do Planalto caso o novo presidente prossiga cumprindo a agenda de reformas com  disposição de aniquilar direitos tão caros à classe trabalhadora.

A disposição para o movimento paredista ganhou reforço na ocasião do “Ocupa Brasília” com a informação, por meio de fonte da Casa Civil da Presidência da República, de negocião em torno da renúncia de Temer. Tarso Jereissati e Nelson Jobim figuraram entre os possíveis nomes a receber apoio da base do governo em caso de eleições indiretas, mantendo o compromisso de concluir as reformas demandadas pelo mercado. “Enfim, nomes que representam a continuidade de uma agenda repudiada pela sociedade e pela classe trabalhadora brasileira. A manutenção dessa avalanche de retrocessos enfrentará resistências cada vez maiores da sociedade. Esta que representa a maioria da população e detém a predominância da massa eleitoral brasileira. Estamos atentos! A luta continua!” Reforçou Domingos.

Clique AQUI e confira a íntegra da ANÁLISE do presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, sobre o grande ato “Ocupa Brasília”.

* em breve fotos oficiais registradas por Júlio Fernandes

Secom/CSPB