O SINDSERM de Angical do Piauí, realizou ação de entrega de kits contendo máscara e álcool gel

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angical do Piauí, SINDSERM, realizou ação de entrega de kits contendo uma máscara e um álcool gel aos seus 168 sócios ativos e aposentados, como medida de prevenção à Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde de Angical do Piauí divulgou, até a última sexta-feira, 29/05, o seguinte boletim epidemiológico: 31 casos notificados; 05 casos confirmados; 01 em isolamento; 03 recuperados; 01 caso de profissional de saúde residente em outro município; 24 descartados; 01 caso suspeito. O Município está realizando a testagem de todos os profissionais de saúde.

Em tempo, o SINDSERM, mediante orientações de Conselhos Federais e Regionais de Enfermagem, solicitou a majoração de 20% para 40% de insalubridade para os profissionais de enfermagem. Passados dois meses de pandemia, a Administração Municipal ainda não promoveu a implantação do referido adicional na remuneração dos servidores efetivos e contratados da saúde, mesmo sabendo que a Lei assegura a tais profissionais a revisão dos percentuais do adicional de insalubridade de 20% para 40%, já que o anterior não mais se amolda à nova realidade do ambiente insalubre que estão submetidos. Não havendo a Administração o que falar em ilegalidade e impossibilidade, visto que os recursos constitucionais estão em dias, e que os recursos extraordinários têm por destinação o combate aos efeitos nefastos da pandemia.

Além disso, o sindicato tem cobrado, diuturnamente, a distribuição de EPIs para os profissionais da Atenção Básica com frequência, em quantidade e qualidade suficientes, bem como uma maior assistência aos profissionais da Unidade Mista de Saúde Jurandir Mendes e do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), que também se encontram em condições precárias de recebimento diário de duas máscaras por plantão de 12h, e que, se precisarem se deslocar a Teresina com pacientes em regulação, também não são atendidos por diárias de deslocamento, para mínimas condições de uma refeição.

O SINDSERM reafirma seu compromisso na defesa e na luta por melhores condições de trabalho e pela não violação de direitos.

Leidiana Pereira Ribeiro
Presidente do SINDSERM-Angical-PI