FESPPI participa de reunião da diretoria e conselho de representantes da CSPB

CSPB reúne em Brasïlia sua diretoria e conselho de representantes

por Grace Maciel

O presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil- CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, abre, nesta segunda-feira (28), atividades da Reunião da Diretoria Executiva e Conselho de Representantes da entidade.

20161128_115419_resized_1João declara abertos os trabalhos com a afirmação de que a CSPB é uma entidade plural; agregadora. Falou sobre o momento delicado pelo qual passa o Brasil e da importância da unidade de luta. Disse, ainda que a confederação é ” una”, que não adianta embates uma vez que há uma extensa e intensa pauta a ser discutida durante o encontro. Os presentes concordaram com o presidente da CSPB.

A pauta deste primeiro dia de reunião versa sobre a análise da conjuntura política, palestra proferida pelo assessor parlamentar André Luís, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar- Diap, além de informes das ações da CSPB e de sua comissão estatutária, relatos das federeções de sua base, ações jurídicas e administrativas e análise do parecer do Conselho Fiscal.

20161128_115539_resized_1De acordo com o palestrante, o presidente do Brasil, Michel Temer, não tem compromisso firmado com o país, já que não foi eleito pela população. André disse que o que Temer se comprometeu com a superação da crise, ainda que tome medidas impopulares. Ele fez um panorama sobre o cenário das reformas, e ainda, do trabalho e influência midiática.Falou sobre o PL 257; da Pec 241, que hoje tramita no Senado como Pec 55 e problemática que gerará o congelamento no orçamento por 20 anos. Ele acredita que essa avaliação prevista para dez anos, será antecipada para quatro anos.
“Este governo tem uma sintonia muito forte com a economia de mercado; (com o mercado financeiro)”! Destacou.

Segundo André, a agenda do governo tem como pontos principais: a reforma da Previdência, redução de gastos públicos (redução do estado/ privatização), marco relatório, flexibilização de direitos e terceirização. O assessor parlamentar acredita que o relatório do senador Paim sobre a terceirização e PLP241 não será contemplado na íntegra ( apesar de “muito bom” para a classe trabalhadora).

Já a pauta geral dos servidores públicos, tem como base: direito de greve do setor público, licensa classista e negociação coletiva. Para o palestrante o mais importante é a luta pelo direito de greve, neste momento.

A CSPB continuou o debate com a abertura de perguntas.

o evento irá até a tarde de terça-feira (29). Logo após, os participantes já tem agenda de lutas no senado federal contra a pec 55.

com serviço fotográfico de Júlio Fernandes
Secom-CSPB

Deixe uma resposta